As visitas pedagógicas fazem parte dos serviços educativos do APHRC, e para alunos mais jovens, especialmente crianças entre 9 e 10 anos de idade, o enfoque está nos documentos históricos.
Orientados pela Coordenadoria de Arquivo Permanente, os estudantes visualizam nos documentos textuais originais o registro da história da cidade, em distintos suportes – mapas, plantas arquitetônicas, prontuários de habilitação, atestados de óbito, atas da Câmara Municipal – que, além das fotografias, constituem o acervo do APHRC e o patrimônio documental da cidade.
O ponto alto da visita é a demonstração de procedimentos de higienização e pequenos reparos, feitos nos documentos com fragilidade ou danos no suporte, o que poderia comprometer o acesso e a preservação da informação nele contida.
Breve explicação sobre cuidados com documentos pessoais, objetiva permitir a relação entre o cotidiano das crianças e as atividades desempenhadas em uma instituição arquivística, valorizando sua importância na estrutura administrativa do poder público municipal.