Arquivo Público e Histórico
do Município de Rio Claro

“Oscar de Arruda Penteado”

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ArqAventuras

A atividade de ação educativa denominada “Projeto Arq-Aventuras: Atividades práticas de educação patrimonial no cotidiano escolar”, em fase de implementação nas escolas públicas municipais, foi elaborado junto aos professores coordenadores e aos profissionais da educação inclusiva, utilizando, exclusivamente, documentos do acervo. A equipe do APHRC produziu material para atividades lúdicas (quebra-cabeças, jogo da memória, jogo de tabuleiro com adivinhações e desenhos, painéis fotográficos, livro com arte-colagens, dentre outros), na intenção de estimular nas crianças as capacidades de observação, registro, exploração e apropriação de temas relacionados à história da cidade, contribuindo para o desenvolvimento das múltiplas capacidades e permitindo a recriação do patrimônio cultural através de diferentes meios de assimilação e de expressão.

O acervo fotográfico do APHRC foi escolhido para a produção de “quebra-cabeças” com imagens do patrimônio edificado na cidade. O “Detetive de Palavras” está relacionado à Hemeroteca e, com o auxílio de lupas, as crianças identificam a grafia original dos vocábulos, a tipologia das fontes e o material publicitário. O “Arq-Game” é um jogo de tabuleiro que simula percurso e contém inúmeros desafios apresentados no formato de cartas, como: “verdadeiro ou falso”, “quiz”, “soletrando”, “desenhando”, “mímica” e “cartas curinga”. O “Arq-Palavra” trabalha o patrimônio imaterial e atende aos requisitos da Lei Federal 10.639. No “Arq-Papo” as crianças comparam imagens da cidade em diferentes momentos, identificando alterações nos espaços urbanos. Com o “Arq-Memória” é possível aos alunos buscarem os pares de aquarelas, estudando aspectos do patrimônio edificado de maneira dinâmica e interativa. No “Arq-Registro” os alunos produzem as atividades em forma de livro e arte-colagens, disponibilizados ao final do ano letivo para que o conhecimento adquirido em sala de aula seja difundido entre as famílias. O “Caça-palavras” trata de vocábulos em português e inglês, o “ArqSimetria” é uma atividade de desenhos, e o mascote do Projeto, o “Oscarzinho”, representa o patrono do APHRC. Para capacitação dos professores foram produzidos “Manual de instrução dos jogos, vídeos sobre a história da cidade e o “Diário de Bordo” para ser apresentado ao grupo gestor, anualmente, para avaliação do projeto.

O material pedagógico do Projeto “ArqAventuras” está sendo utilizado nas visitas pedagógicas que ocorrem na rotina do APHRC e está sendo reproduzido e doado às escolas públicas municipais, para que as atividades sejam incorporadas ao planejamento do ano letivo, integrando o conteúdo curricular oficial. O APHRC também tem ministrado oficinas para compartilhamento do material com os professores para que o conteúdo seja oferecido em sala de aula, em processo permanente de trabalho educativo para a construção de política pública de identificação, reconhecimento, proteção e preservação do patrimônio cultural local.

O vídeo do “Projeto ArqAventuras” pode ser conferido aqui

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