Arquivo Público e Histórico
do Município de Rio Claro

“Oscar de Arruda Penteado”

/prefeituraderioclarosp

Eventos de Formação

Os cursos, oficinas, jornadas, simpósios e outros eventos objetivam constituir momento para compartilhamento de experiências sobre temas relevantes para as atividades técnicas desenvolvidas em instituições arquivísticas, com o intuito de capacitar servidores e a comunidade interessada. Segue lista dos eventos organizados pelo APHRC.

Coordenação das orientações sobre os jogos pedagógicos aos professores das escolas públicas municipais, nas atividades de HTPCs dos professores da rede pública municipal: 23/05/2022 (EM “Prof. Armando Grisi”); 04/07/2022 (EM “Victorino Machado”); 03/08/2022 (EM “Marcello Schmidt”); 16/08/2022 (EM “Sérgio Hernani Fittipaldi”); 24/08/2022 (EM “Djiliah Camargo de Souza”); 29/08/2022 (EM “Sueli Maria Marin”) e 16/11/2022 (EM “Deputado Hamilton Prado”). Em 07/10/22, a convite da direção da E.M. Djiliah Camargo de Souza, a Coordenadoria de Difusão do Acervo participou do “Dia da Família”, um evento de integração entre as famílias e a comunidade escolar, compartilhando os jogos pedagógicos do Projeto ArqAventuras com alunos e seus familiares 

“1º Colóquio Brasil Portugal: Documentos de Obras e Edificações”.

Nas datas de 22 e 23 de junho de 2022, das 14h às 17h30 de Brasília (18h às 22h30 de Portugal), ocorreu em ambiente virtual a iniciativa vinculada ao “Protocolo Relativo a Cooperação Técnica no Âmbito de Documentos de Arquitetura”. Assinado em 04/04/2022, as instituições Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro (APHRC), Associação Casa da Arquitectura (ACA), Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) e Município de Lisboa, através de seu órgão executivo Câmara Municipal de Lisboa (CML), objetivam desenvolver metodologia de tratamento de documentos de arquitetura, sejam eles produzidos no âmbito do poder público, sejam acumulados por empresas e profissionais responsáveis por obras e edificações de qualquer natureza. Para dar prossecução aos objetivos delineados no referido Protocolo, as instituições comprometeram-se, dentre outras ações, a organizar atividades conjuntas, com vistas ao aprimoramento técnico-científico da equipe, promovendo a publicação dos resultados dos trabalhos. Como primeiro produto, e coordenado pelas instituições brasileiras (APHRC e ARQ-SP), com apoio das instituições portuguesas (ACA e CML), o 1º Colóquio objetivou apresentar e discutir procedimentos técnicos relacionados com a gestão de documentos originários de atividades típicas de planejamento, execução, manutenção e restauração de obras e edificações, tanto na área pública quanto no âmbito privado. Tendo como público-alvo profissionais de diferentes formações (arquitetos, arquivistas, bibliotecários, documentalistas, engenheiros, historiadores e museólogos, entre outros), na perspectiva de propiciar a troca de experiências e a aproximação daqueles que exercem a curadoria de acervos pessoais e institucionais similares, o evento foi organizado em quatro mesas temáticas, coordenadas por um mediador brasileiro, com palestras de especialistas brasileiros e portugueses.

A estrutura do evento foi proposta pelas instituições brasileiras (APHRC/Monica Cristina Brunini Frandi Ferreira e ARQ-SP/Ana Célia Navarro de Andrade) e foi sendo aperfeiçoada ao longo de reuniões que contaram com a participação dos representantes portugueses (ACA/José Fonseca e CML/Helena Neves) e de convidados (Ana Maria de Almeida Camargo, FFLCH/USP-Brasil, Paulo Batista, UÉVORA/CIDEHUS-Portugal e Talita Gouvêa Basso/APHRC). A programação ficou baseada em 4 mesas temáticas, denominadas: “Mesa 1 – Diálogos sobre Políticas de Acervo”, em que as instituições convidadas deverão expor os critérios de aquisição e incorporação de fundos e coleções de documentos; “Mesa 2 – Diálogos sobre Tipologia Documental”, em que as instituições convidadas confrontarão os elementos utilizados, no projeto descritivo, para identificar os itens do acervo; “Mesa 3 – Diálogos sobre Preservação e Acesso”, destinada aos problemas de armazenamento, acondicionamento, conservação e reprodução de documentos iconográficos especialmente os relacionados às atividades de obras e edificações, e “Mesa 4 – Diálogos sobre Difusão Cultural”, para a apresentação de ações de extroversão do acervo, de modo a atingir diferentes públicos”.

A programação ficou assim definida:

1º Dia (22/06/2022, 4ªfeira). Período total: 14h00-17h30 (Brasil) 18h00-21h30 (Portugal)

> 14h00-14h07 (Brasil) 18h00-18h07 (Portugal): Abertura geral (Ana Célia Navarro de Andrade) – objetivos do 1º Colóquio; especificidade dos documentos/arquivos de obras e edificações; ações conjuntas entre os países (Protocolo de Cooperação Técnica entre Brasil e Portugal); estrutura do evento; controle de presença e certificados.

> 14h07-14h15 (Brasil) 18h07-18h15 (Portugal): Abertura Institucional (Ana Célia Navarro de Andrade – ARQ-SP; Monica Frandi Ferreira – APHRC; Helena Neves – CML/AML) e José Fonseca -CA/CPA).

> 14h15-14h20 (Brasil) 18h15-18h20 (Portugal): Abertura da “Mesa 1 – Diálogos sobre Políticas de Acervo”. Coordenação: Ana Célia Navarro de Andrade. Mediação: Ana Maria de Almeida Camargo [Professora sênior do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), tem se dedicado ao tema dos arquivos com a publicação de livros e artigos, a orientação de trabalhos acadêmicos e a prestação de consultoria a instituições de custódia de documentos].

> 14h20-14h35 (Brasil) 18h20-18h35 (Portugal): Palestrante Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano [Doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Docente dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (DCI/UNESP)] – “Documentos de arquivo e patrimônio industrial: a importância de políticas públicas para os arquivos técnicos”.

> 14h35-14h50 (Brasil) 18h35-18h50 (Portugal): Palestrante Noemi Andreza da Penha [Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP Assistente técnica do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) e Diretora do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico (CAIC/APESP)] – “A política de constituição do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo”.

> 14h50-15h05 (Brasil) 18h50-19h05 (Portugal): Palestrante Helena Neves [Licenciada em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Pós-graduada em Ciências Documentais (opção de Arquivo). Chefe de Divisão do Arquivo Municipal de Lisboa (AML), acompanhou a digitalização dos processos de obras particulares e a aquisição de arquivos particulares de arquitetura que integram o acervo, assegurando a articulação do arquivo com outros serviços do município e o tratamento documental, com vista à sua disponibilização ao público] – “Valorizar os acervos de arquitetura: a política de aquisição do Arquivo Municipal de Lisboa”.

> 15h05-15h20 (Brasil) 19h05-19h20 (Portugal): Palestrante José Fonseca [Arquiteto, mestre pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Profissional com atuação em escritório próprio, integra a equipe do Arquivo da Casa da Arquitectura (CA), Centro Português de Arquitectura (CPA) como coordenador do Departamento de Arquivo e Biblioteca] – “Política curatorial de integração de novos acervos – Casa da Arquitectura”.

> 15h20-15h48 (Brasil) 19h20-19h48 (Portugal): Debate e resumo do conteúdo da Mesa 1 – Ana Maria de Almeida Camargo.

> 15h48-15h50 (Brasil) 19h48-19h50 (Portugal): encerramento da Mesa 1 – Ana Célia Navarro de Andrade.

> 15h50-16h00 (Brasil) 19h50-20h00 (Portugal) – Intervalo

> 16h00-16h05 (Brasil) 20h00-20h05 (Portugal): Abertura da “Mesa 2 – Diálogos sobre Tipologia Documental”. Coordenação: Pedro Carvalho. Mediação: Ana Célia Rodrigues [Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, com bolsa CAPES. Doutorado e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF) e líder do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística (UFF/CNPq)].

> 16h05-16h20 (Brasil) 20h05-20h20 (Portugal): Palestrante Cláudio Muniz Viana [Graduado em Arquivologia e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrou a Câmara Técnica de Preservação de Documentos, Grupo de Arquitetura, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Arquivista do Sistema de Bibliotecas e Informação e do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ)] – “Gestão de arquivos de arquitetura: o uso da identificação de tipo documental como ferramenta metodológica no Brasil”.

> 16h20-16h35 (Brasil) 20h20-20h35 (Portugal): Palestrante Ana Isabel Ribeiro [Técnica superior, integra o Núcleo de Estudos do Património do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa (CML/DPC). Colabora com o Arquivo Municipal de Lisboa (CML/AML) na organização, tratamento e difusão dos espólios de arquitetura e desenvolve trabalhos de investigação e curadoria nas áreas das Artes Visuais, Arte pública e Arquitetura] – “Nas entrelinhas ou o diálogo interdisciplinar nos documentos de arquitetura”.

> 16h35-16h50 (Brasil) 20h35-20h50 (Portugal): Palestrante Ana Paula Figueiredo [Licenciada em História pela Universidade de Lisboa, variante História da Arte pela Faculdade de Letras. Mestre e Doutora em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Chefe de Divisão de Arquivo, Documentação e Bibliotecas / Forte de Sacavém; Técnica de inventário de Património Arquitetónico com especial ênfase na arquitetura religiosa, na Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e DGPC] – “Arquivos da DGPC: tipos de unidades arquivísticas e tipologias documentais em arquivos de património e arquitetura”.

> 16h50-17h20 (Brasil) 20h50-21h20 (Portugal): Debate e resumo do conteúdo da Mesa 2 – Ana Célia Rodrigues

>17h20-17h30 (Brasil) 21h20-21h30 (Portugal): Encerramento da Mesa 2 e do dia – Pedro Carvalho.

2º Dia (23/06/2022, 5ªfeira) período total 14h00-17h10 (Brasil) 18h00-21h10 (Portugal)

> 14h00-14h05 (Brasil) 18h00-18h05 (Portugal): Abertura geral – Ana Célia Navarro de Andrade.

> 14h05-14h10 (Brasil) 18h05-18h10 (Portugal): Abertura da “Mesa 3 – Diálogos sobre Preservação e Acesso”. Coordenação: Pedro Carvalho. Mediação: Gabriel Moore Forell Bevilacqua [Gestor do acervo da plataforma curatorial AAREA.co (São Paulo/Brasil), arquivista-curador do centro de arte Modern Fuel (Kingston, Canadá), colaborador do Vulnerable Media Lab (Queen’s University, Canadá), docente do MBA em Gestão de Museus e Inovação (Expomus/ABCG, São Paulo, Brasil) e consultor em projetos de preservação, documentação e informatização de acervos culturais (Documentarte, São Paulo, Brasil)].

> 14h10-14h25 (Brasil) 18h10-18h25 (Portugal): Palestrante Alessandra Barbosa [Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em História Social pela mesma universidade. Conservadora no Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem experiência na área de Preservação do Patrimônio Cultural, atuando nos seguintes temas: Conservação e Restauração de Acervos em Suporte Papel, Preservação, Conservação Preventiva] – “Entre mapas e plantas: conservação de documentos arquitetônicos no Centro de Memória – Unicamp”.

> 14h25-14h40 (Brasil) 18h25-18h40 (Portugal): Palestrante Mariana Guimarães Brandão [Arquiteta e urbanista com graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialização em Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalha no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH)] – “A Cidade Legal – O acervo de projetos arquitetônicos do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte”.

> 14h40-14h55 (Brasil) 18h40-18h55 (Portugal): Palestrante António Aguiar Costa [Doutoramento em Engenharia Civil. Diretor de Investigação, Desenvolvimento e Inovação no BUILT CoLAB e Professor Doutor no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST/UL). Presidente da Comissão Técnica de Normalização BIM Portuguesa (CT 197), membro da Comissão Técnica de Normalização BIM Europeia (CEN/TC 442) e participante de iniciativas internacionais (EU BIM Task Group e CIB TG90 Information Integration Group)] – “BIM e a digitalização da informação da construção”.

> 14h55-15h18 (Brasil) 18h55-19h18 (Portugal): Debate e resumo do conteúdo da Mesa 3 – Gabriel Moore Forell Bevilacqua.

> 15h18-15h20 (Brasil) 19h18-19h20 (Portugal): Encerramento da Mesa 3 – Pedro Carvalho.

> 15h20-15h30 (Brasil) 19h20-19h30 (Portugal) – Intervalo

> 15h30-15h35 (Brasil) 19h30-19h35 (Portugal). Abertura da “Mesa 4 – Diálogos sobre Difusão Cultural”. Coordenação: Ana Célia Navarro de Andrade. Mediação: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno [Historiadora graduada na Universidade de São Paulo (USP), Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), onde realizou doutorado e livre-docência, lecionando disciplinas de História da Urbanização e do Urbanismo. Atua nos seguintes temas: Cartografia Histórica e Geotecnologias, Cultura Profissional de Arquitetos e Engenheiros, Patrimônio Cultural e Acervos de Arquitetura e Urbanismo].

> 15h35-15h50 (Brasil) 19h35-19h50 (Portugal): Palestrante Monica Frandi Ferreira [Arquiteta e urbanista, mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e doutora pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP). Superintendente do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro/SP (APHRC) e membro do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), representando o segmento dos arquivos municipais] – “A casa mais que morada: os processos de obras particulares do Arquivo de Rio Claro e a comunicação da memória da arquitetura”.

> 15h50-16h05 (Brasil) 19h50-20h05 (Portugal): Palestrantes Paulo Batista [Arquivista no Arquivo Municipal de Lisboa (CML/AML) e investigador integrado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UÉ). Doutorado em Documentación, pela Universidad de Alcalá de Henares] e Marta Gomes [Coordenadora nas áreas de biblioteca e documentação, de atividades e eventos culturais, e de edição do Arquivo Municipal de Lisboa (CML/AML). Coordenadora editorial da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal e formadora na área das Ciências da Documentação] – “O poder dos arquivos: disseminar o Arquivo Municipal de Lisboa. O projeto Olhar Cassiano”.

> 16h05-16h20 (Brasil) 20h05-20h20 (Portugal): Palestrante José Fonseca [Arquiteto, mestre pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Profissional com atuação em escritório próprio, integra a equipe do Arquivo da Casa da Arquitectura (CA), Centro Português de Arquitectura (CPA) como coordenador do Departamento de Arquivo e Biblioteca] – “Digital Building – Casa da Arquitectura”.

> 16h20-16h43 (Brasil) 20h20-20h43 (Portugal): Debate e resumo do conteúdo – Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno.

> 16h43-16h45 (Brasil) 20h43-20h45 (Portugal): Encerramento da Mesa 4 – Ana Célia Navarro de Andrade:

> 16h45-17h00 (Brasil) 20h45-21h00 (Portugal): Encerramento científico – Ana Maria de Almeida Camargo.

> 17h00-17h10 (Brasil) 21h00-21h10 (Portugal): Encerramento institucional – Ana Célia Navarro de Andrade (ARQ-SP), Monica Frandi Ferreira (APHRC), Marta Gomes representando Helena Neves (CML/AML) e José Fonseca (ACA).

O material publicitário foi feito pela designer Marcella Pizzirani Mello e o apoio técnico para a utilização da plataforma de transmissão contou com a colaboração de Pedro Carvalho (ARQ-SP), que também coordenou as mesas. O evento ocorreu na plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/cbpdaoe/), por meio da qual os interessados fizeram as inscrições e acessaram o evento, que ficará disponível para acesso remoto exclusivo durante o mês de julho, sendo que a partir de agosto será disponibilizado ao público na plataforma YouTube, nos canais do APHRC e da ARQ-SP. O controle de presença online deu o direito ao certificado de participação à audiência, sendo que palestrantes, mediadores, apoiadores e organizadores receberam certificado oficial. O acesso aos palestrantes ocorreu por meio da plataforma Streamyard, com links específicos para cada uma das mesas.

Quanto aos custos do evento, todas as reuniões foram realizadas em ambiente virtual, sem a necessidade de deslocamento da comissão organizadora. O material publicitário e a utilização da plataforma Even 3 foram absorvidos pelas instituições APHRC e ARQ-SP, respectivamente, e todos os profissionais envolvidos na coordenação, no apoio técnico, na mediação e nas palestras não receberam remuneração.

Foram contabilizados 643 inscritos na Plataforma Even 3, distribuídos por todos os estados brasileiros, com participantes de Portugal e de outros países, como México, Argentina e Canadá. Quanto à qualificação profissional do público, 137 foram da arquivologia, 100 da arquitetura, 84 da biblioteconomia, 67 da história, 08 de museologia, 03 das ciências humanas e 03 de engenharia civil. Quanto à audiência online, foram 1.494 visualizações durante os dois dias de evento, sendo que na Mesa de Abertura e na Mesa 1, o número médio de expectadores foi 193; na Mesa 2, de 151; na Mesa 3, de 123, e na Mesa 4 e Mesa de Encerramento, de 115.

A comissão organizadora julgou que os objetivos do 1º Colóquio Brasil-Portugal “Documentos e arquivos de obras e edificações” foram plenamente cumpridos, destacando o expressivo número de inscritos na Plataforma Even3 e presentes no tempo real de realização do evento. De acordo com sugestão da Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo, o tema para o 2º Colóquio deverá estar relacionado ao projeto descritivo dos documentos de obras e de edificações, de maneira a construir metodologia de tratamento conjunto, contribuindo para o pleno acesso aos documentos salvaguardados nas instituições de custódia em ambos os países, atendendo adequadamente às demandas de todos os interessados.

Oficina “Tratamento Técnico de Documentos de Arquitetura” no 8º Seminário Docomomo-SP – “A arquitetura e o urbanismo modernos”, realizado em 29/03/2022, na UNIP/Araraquara.

Oficina “Introdução à fotografia”, ministrada por Edson Mignella Facuri, com a colaboração do fotógrafo Benedito Saullo, preparatória para o “Concurso Fotográfico Rio Claro Revela sua História” (edição 2019). Data: 10.2019. Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Tecnologia de Rio Claro.

Oficina “Noções sobre higienização de documentos”, organizada pelo Observatório de Arquivos Municipais. Palestrante: Norma Cassares. Data: 23.08.2018. Local: APHRC.

Palestra “Digitalização preventiva de originais físicos e gestão de documentos digitais: processos, tecnologias e boas práticas”, na “II Semana Nacional de Arquivos (Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa). Palestrante: Alexandre R. Alves, arquivista e MBA em Gerenciamento de Projetos. Data: 14.06.2018. Local: APHRC.

Oficina “Documentos de Família”, na “II Semana Nacional de Arquivos (Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa). Palestrante: Maria Fernanda M. Freitas, arquivista da Fundação Energia e Saneamento do Estado de SP. Data: 12.06.2018. Local: APHRC.

Oficina “Introdução à fotografia através do estudo da composição da imagem: o uso de smartphone enquanto recurso de captação fotográfica”, preparatória para o “Concurso Fotográfico Rio Claro Revela sua História” (edição 2018). Palestrante: Renê Diogo Mainardi. Data: 06.2018. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Tecnologia de Rio Claro.

Oficina “Técnicas de aquarela”, preparatória para a “Mostra de Artes Novos Olhares” (edição 2018). Palestrante: Daniela Zanoni Venturolli. Data: 05.2018. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Tecnologia de Rio Claro.

Curso de capacitação “Rio Claro e seus jogos – aspectos da história do esporte na cidade”. Palestrante: Amilson Barbosa Henriques. Data: 21.03.2018 à 06.06.2018. Local: Secretaria Municipal de Educação.

Oficina de desenho”, preparatória para o “Mostra de Artes Novos Olhares” (edição 2017). Palestrante: Daniela Zanoni Venturolli. Data: 19.08.2017. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Tecnologia de Rio Claro.

Oficina de colagem”, preparatória para o “Mostra de Artes Novos Olhares” (edição 2017). Palestrante: Renê Diogo Mainardi. Data: 12.08.2017. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Tecnologia de Rio Claro.

Oficina de aquarela”, preparatória para o “Mostra de Artes Novos Olhares” (edição 2017). Palestrante: Sebastião Luiz Miotto. Data: 12.08.2017. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Tecnologia de Rio Claro.

Introdução à arte da fotografia”, preparatória para o “Concurso Fotográfico Rio Claro Revela sua História” (edição 2017). Palestrante: Renê Diogo Mainardi. Data: 08.04.2017. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Tecnologia de Rio Claro.

Curso de capacitação “História oral”. Palestrante: Ricardo Santhiago. Data: 29.08.2009. Local: APHRC.

Pular para o conteúdo