Arquivo Público e Histórico
do Município de Rio Claro

“Oscar de Arruda Penteado”

/prefeituraderioclarosp

Projeto ArqAventuras

A criação do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro, em 1979, constituiu marco importante na construção da identidade local e na preservação da memória coletiva. Seu acervo é constituído por registros diversos, muitos deles datados dos séculos XIX e XX.

Visitas pedagógicas fazem parte das atividades do Arquivo Municipal, sempre com enfoque nos documentos históricos e na demonstração dos procedimentos de higienização e pequenos reparos documentais.

Na intenção de tornar as visitas ainda mais estimulantes à observação e apropriação cultural pelas crianças, de auxiliar os professores na rotina de sala de aula tratando de assuntos da história da cidade e de cumprir com parte importante de suas atribuições legais ao facilitar o acesso ao patrimônio arquivístico público, a Coordenadoria de Difusão do Acervo desenvolveu material pedagógico apresentado por várias versões de jogos tradicionais a partir da reprodução de documentos do acervo.

O acervo fotográfico foi escolhido para a produção de “Quebra-cabeças” com imagens do patrimônio edificado na cidade. O “Detetive de Palavras” está relacionado à Hemeroteca. Com o auxílio de lupas, as crianças identificam a grafia original dos vocábulos, tipologia das fontes e material publicitário.

Ambos os jogos haviam sido experimentados pelas crianças nas visitas pedagógicas e sua assimilação positiva serviu de motivação para a concepção de material mais completo, o “ArqAventuras”.

No “ArqAventuras”, o “Arq-Game” é um jogo de tabuleiro que simula percurso e contém desafios, como: “verdadeiro ou falso”, “quiz”, “soletrando”, “desenhando”, “mímica” e “cartas curinga”. O “Arq-Palavra” trabalha o patrimônio imaterial e atende aos requisitos da Lei Federal 10.639. No “Arq-Papo” as crianças comparam imagens da cidade em diferentes momentos, identificando alterações nos espaços urbanos. Com o “Arq-Memória” é possível aos alunos buscarem os pares de aquarelas, estudando artes e patrimônio de maneira dinâmica e interativa. No “Arq-Registro” os alunos produzem as atividades em forma de livro e arte-colagens, disponibilizados ao final do ano letivo para que o conhecimento adquirido em sala de aula seja difundido entre as famílias. Contém ainda “Caça-palavras” com vocábulos em português e inglês, “ArqSimetria”, com atividades de desenhos, trazendo a multidisciplinaridade, e por fim o mascote do Projeto, “Oscarzinho”, boneco que representa importante estudioso sobre Rio Claro e patrono do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro.

Para capacitação dos professores foram produzidos manual de instrução dos jogos e vídeos sobre a história da cidade. E para registros dos professores, há o “diário de bordo” que será apresentado ao grupo gestor, anualmente, para avaliação do projeto. O projeto “ArqAventuras” intenciona buscar recursos financeiros para que cada escola do município possua o seu material pedagógico e possa incorporá-lo ao planejamento do ano letivo.

Para outras informações sobre o Projeto ArqAventuras, enviar mensagem para [email protected] ou nos directs em nossas redes sociais institucionais.

Pular para o conteúdo