Arquivo Público e Histórico
do Município de Rio Claro

“Oscar de Arruda Penteado”

/prefeituraderioclarosp

Coleções de Desenhos

O APHRC publicou os desenhos feitos por Percy de Oliveira e por Sebastião Luiz Miotto, que registram aspectos do patrimônio cultural da cidade de Rio Claro, em distintas técnicas de registro.

Percy de Oliveira é natural de Conceição de Monte Alegre (SP). Em sua vasta produção artística, foi desenhista na TV Tupi (1958 a 1962), arte-finalista da Zaé Jr Produções (1962 a 1968) e da Serimatic – Máquinas Serigráficas (1974 a 1978) e chargista na Gazeta de Santo Amaro e no Jornal do Brooklin, na cidade de São Paulo. Mudou-se para Rio Claro em 1984 e foi o autor da charge “Sapinhos”, no jornal Diário de Rio Claro, que polemizava questões da política e do cotidiano rio-clarense. Classificou-se nos Salões de Humor de Piracicaba (SP), em 1984, 1985 e 1986; e de Franca (SP), onde recebendo Medalha de Prata, em 1985; além de ter trabalhos expostos no Clube dos Engenheiros de Minas, em Belo Horizonte (1985); em Tóquio – Japão (1985); e em Montreal – Canadá (1986). Foi membro do Conselho Superior do APHRC, entre 2011 e 2019, e faleceu em 08 de janeiro de 2020.

Desenhos a Bico de Pena por Percy de Oliveira

Sebastião Luiz Miotto nasceu no dia 25 de junho de 1946, em Rio Claro-SP, onde sempre residiu. Engenheiro de formação, foi artista plástico com sensibilidade ímpar e também fotógrafo. Aquarelista por paixão, suas artes refletem apreço pela natureza e pelas emoções humanas e buscava nelas os elementos básicos para suas composições, equilibrando técnica e sensibilidade com maestria. Como fotógrafo, capturou através de suas lentes inúmeros registros de momentos importantes, críticos e inusitados da nossa cidade e da região. Luiz Miotto participou como Vice Presidente do Conselho Superior do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro entre os anos de 2011 a 2020.
Sempre esteve comprometido com acompanhamento das atividades técnicas da Instituição e com a organização de importantes eventos, como os Concursos Fotográficos “Rio Claro Revela sua História” e as Mostras de Artes “Novos Olhares”, atuando em suas comissões julgadoras ou organizadoras. Teve ainda destacada colaboração nas diversas produções editoriais organizadas pelo APH, como os livros, as agendas anuais e as ricas coleções de cartões postais.
Sebastião Luiz Miotto participou de vários concursos e mostras de artes pelo país, nos quais foi contemplado com diversos prêmios. O artista foi, também, homenageado no já conhecido Calendário do APHRC, na edição de 2018, com suas belíssimas aquarelas que imortalizaram patrimônio edificado da nossa cidade.
Luiz Miotto nos deixou em outubro de 2020, mas sua colaboração para as artes e para a história de Rio Claro-SP ficarão eternizados. Seu legado e sua memória, por meio das fotografias e pinturas de valor inestimável, continuarão sendo fonte de pesquisas e serão base de diversas outras exposições e produções do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro.

Aquarelas por Sebastião Luiz Miotto

Pular para o conteúdo