Arquivo Público e Histórico
do Município de Rio Claro

“Oscar de Arruda Penteado”

/prefeituraderioclarosp

Fundo Plínio Salgado

Logomarca-MoWBrasil-2014-Plinio_Salgado_menor

Plínio Salgado dedicou-se, simultaneamente, à literatura, à política, ao jornalismo e ao comércio editorial, como proprietário da Editora Clássica.

Plínio foi o mais influente e controvertido ideológico e ativista da direita brasileira defendendo teorias de nacionalismo puro. Em 1932, fundou a Ação Integralista Brasileira que pregava um nacionalismo rigoroso e exacerbado baseado em um regime político unitário, hierárquico e corporativista. Tendo como lema “Deus, Pátria e Família”, o movimento procurava atingir o âmbito nacional ramificando-se pelas diversas partes do país.

O acervo é composto por 40.970 correspondências de 1926-1976 (61.194 páginas); mais de 400 livros, particularmente as obras doutrinárias de Plínio Salgado e publicações de autores integralistas; atas produzidas pelos núcleos da Ação Integralista Brasileira e diretórios do Partido de Representação Popular;  6 762 fotos familiares e políticas envolvendo a Ação Integralista Brasileira e o Partido de Representação Popular ; 570 exemplares de jornais e revistas, com destaque para A Offensiva (1934-1938), O Aço Verde (1935) e Monitor Integralista (1933-1937), Revista Anauê (1935-1937), Acção (1936-1938); além de objetos pessoais e material de propaganda política como botons, distintivos, medalhas, bandeiras, adesivos, louças etc.

Inventário – Plínio Salgado – parte I

Inventário_Plínio_Salgado_parte II – Divisão_de_Arquivos_Pessoais

Relação de Livros_Biblioteca_Plínio_Salgado

Relação de Periódicos do Fundo Plínio Salgado

Relação_de_fotos_Fundo_Plínio_Salgado

Contagem manuscritos Plinio Salgado

 

__________________________

Tese – BARBOSA, J. R. “Integralismo e ideologia autocrática chauvinista regressiva: crítica aos herdeiros do sigma”:

http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciasSociais/Dissertacoes/Barbosa,%20Jefferson%20Rodrigues.pdf

 

Livro – CAMPOS, M.T.A & DOTTA, R. Dos Papéis de Plínio. Contribuições do Arquivo de Rio Claro para a Historiografia Brasileira. Rio Claro: Oca Editora, 2013:

Livro ”Dos Papéis de Plínio”, Maria Teresa de Arruda Campos e Renato Dotta

__________________________

Outros links de interesse:

Comício Integralista no Paraná (anos 30): https://www.youtube.com/watch?v=88ftFHD2ah8

Pular para o conteúdo