1 - Onde está localizado o Arquivo?
R: Desde 2004, o Arquivo está localizado no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), pavilhões 11 e 12, à Rua 06, nº 3265, Alto do Santana.
2 - Quais documentos posso encontrar no Arquivo?
R: Você pode acessar documentos, jornais, fotografias e livros consultando o site do Arquivo (aphrioclaro.sp.gov.br/acervo/).
3 - O Arquivo possui documentos sobre imigração?
R: O Arquivo não possui documentos sobre imigração, mas dispõe de Registros de Óbitos com informações que possibilitam recuperar dados genealógicos. Você pode enviar e-mail com a sua solicitação para pesquisa@aphrioclaro.sp.gov.br
4 - Como pesquisar o acervo do Arquivo?
R: Para pesquisar o acervo do Arquivo você pode comparecer à nossa sede, mediante agendamento prévio pelo e-mail pesquisa@aphrioclaro.sp.gov.br ou consultar o acervo digitalizado em nosso site (www.aphrioclaro.sp.gov.br)
5 - Qual é o horário de atendimento ao pesquisador?
R: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.
6 - O Arquivo possui serviços de reprodução de documentos?
R: As orientações ao pesquisador podem ser consultadas no site do Arquivo (aphrioclaro.sp.gov.br/orientacoes-aos-usuarios/).
7 - Não moro na cidade, como faço para pesquisar os documentos do acervo?
R: Você pode enviar e-mail com a sua solicitação para pesquisa@aphrioclaro.sp.gov.br
8 - Como faço para visitar o Arquivo?
R: Você pode enviar e-mail para arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br, especificando o objetivo da visita, o número de pessoas e sugestões de datas.
9 - Como faço para fazer uma doação de documentos, livros e objetos ao Arquivo?
R: Para avaliação da equipe do Arquivo, você pode enviar e-mail para pesquisa@aphrioclaro.sp.gov.br , descrevendo o item e anexando uma imagem. As informações sobre a política de doações podem ser encontradas no site do Arquivo (aphrioclaro.sp.gov.br/politicas-e-doacoes/).
10 - Como faço para consultar as publicações digitalizadas (livros, revistas, calendários, cartões-postais e agendas) do Arquivo?
R: Você pode acessar documentos, jornais, fotografias, livros e revistas consultando o site do Arquivo (aphrioclaro.sp.gov.br/publicacoes-2/}
11 - Como faço para adquirir as publicações (livros, revistas, calendários, cartões-postais e agendas) do Arquivo?
R: Você pode enviar e-mail para arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br , mencionando o nome da publicação, que a equipe irá verificar a disponibilidade do exemplar físico.
12 - Como faço para consultar os vídeos do Projeto Memória Viva?
R: Você pode acessar o site do Arquivo (aphrioclaro.sp.gov.br/memoria-viva/).
13 - Quais são as redes sociais oficiais do Arquivo?
R: @arquivoderioclaro, links Facebook.
14 - Como faço para participar do Concurso Fotográfico “Rio Claro Revela sua História”?
R: O Concurso Fotográfico é realizado a cada dois anos, e a XIV edição acontece em 2025. Acesse o edital (aphrioclaro.sp.gov.br/ -inscreva-se-aqui-para-o-xiv-concurso-fotografico-rio-claro-revela-sua-historia-rumo-aos-200-anos/)
15 - Como posso consultar edições anteriores do Concurso Fotográfico “Rio Claro Revela sua História”?
R: Edições anteriores do Concurso Fotográfico estão disponíveis no site do Arquivo (aphrioclaro.sp.gov.br/concurso-fotografico/).
16 - Como tenho informações sobre o Projeto “ArqAventuras”?
R: Você pode consultar o site do Arquivo aphrioclaro.sp.gov.br/projeto-arqaventuras/, e acompanhar a aplicação dos jogos pedagógicos nas redes sociais oficiais.
17 - Preciso da segunda via ou cópias da planta da minha casa, como ter acesso?
R: Os pedidos de cópia ou segunda via de processos de construção devem ser realizados diretamente no serviço “Atende Fácil” da Prefeitura Municipal, localizado na Avenida 2, nº 130 – Centro, Rio Claro, telefone (19) 3522-2070. O Atende Fácil encaminhará a solicitação do cidadão à secretaria responsável pela produção do documento, que, por sua vez, enviará o pedido ao Arquivo Intermediário.
18 - Preciso da segunda via ou cópia do meu prontuário funcional, como ter acesso?
R: Os pedidos de cópia do prontuário funcional devem ser realizados diretamente ao Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração, no balcão de atendimento ao público, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), situado à Rua 06, nº 3265, Alto do Santana.
19 - Onde encontro as informações sobre transparência da gestão do Arquivo?
R: As informações estão disponíveis no site do Arquivo (aphrioclaro.sp.gov.br/transparencia/).
20 - Como faço para trabalhar no Arquivo?
R: Para trabalhar no Arquivo é necessária aprovação em concurso público, sem previsão no momento. O ingresso na condição de estagiário se dá a partir de processo seletivo realizado pelo Arquivo, sendo divulgado nas redes sociais oficiais @arquivoderioclaro