Difusão do Acervo 

Difusão do Acervo

A difusão do acervo do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro “Oscar de Arruda Penteado” é o elo entre a Autarquia e a comunidade. Por ser um espaço de conhecimento da história, da memória, de curiosidades e da cultura da nossa cidade, cria vínculos com os cidadãos.

Viabilizando ações que aproximam o acervo institucional da população e por trazer mais visibilidade ao trabalho técnico importantíssimo que o APHRC presta à sociedade, a difusão colabora para que os rio-clarenses e todos aqueles que apreciam a cidade de Rio Claro conheçam e valorizem a notoriedade da Instituição para a preservação do seu patrimônio documental e da memória coletiva.

Sem deixar de ser o espaço de guarda da documentação pública que contribui para garantir direitos adquiridos, o Arquivo Público também recebe, organiza, preserva e disponibiliza documentos que contam a história do próprio município, da sua gente e de suas instituições.
Assim, com pesquisas, publicidade e tecnologias, o acervo do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro sai das prateleiras e vai para as ruas de maneira democrática, em diversas fontes e mídias, apresentando as inúmeras ações e eventos que contribuem para que os cidadãos conheçam o potencial documental do acervo, incentivem a busca por novas fontes, sugerem novas leituras sobre a história da cidade, construindo novas possibilidades para a apropriação da nossa história.

Coordenadoria de Difusão do Acervo

A Coordenadoria do Setor de Difusão do Acervo possui atribuição de desenvolver e implementar ações de incentivo à produção de conhecimento científico, didático e cultural a partir do acervo documental da Instituição. Além de criar programas de ação educativa a partir de documentos do acervo sob a salvaguarda da Autarquia com a finalidade de difusão e de aproximação do APHRC às instituições educacionais e à sociedade em geral.