A A- A+

Institucional

O site do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro apresenta parte de seu acervo demonstrando com isso, uma atitude em prol da democratização da informação facilitando a pesquisa e o conhecimento sobre o município por meio de sua história aqui guardada.

Não basta mais que os Arquivos sejam lugares de guarda e zelo da história, eles precisam se tornar cada vez mais um lugar de produção de conhecimento com estreita ligação com sua comunidade. Desde 1979 a autarquia vem cumprindo um papel importante na guarda da história local e a partir de 2009 vem se preocupando de forma mais sistemática na democratização do acesso ao acervo para que pesquisadores possam, com sua dedicação, concluir seus trabalhos acadêmicos, e rio-clarenses possam conhecer mais aprofundadamente sua história.

Desde 2009 medidas como a adequação da tecnologia, a realização de concurso público, a abertura para a comunidade participar de seus projetos, fizeram com que a Autarquia pudesse olhar e interagir, acolher e produzir projetos novos e antigos, valorizando o que a própria instituição criara em sua história.

Diante dessa nova realidade, o Arquivo Público e Histórico está preparado para coordenar uma reforma administrativa que criará condições efetivas para ajudar a administração pública municipal em suas diferentes necessidades. A partir desse novo momento teremos a garantia de que o trabalho na preservação de documentos com valor histórico ou probatório-legal será realizado e acessado de forma rápida demonstrando que a administração pública pode e deve estar sintonizada aos avanços tecnológicos sempre respeitando a história.

Em breve estaremos digitalizando os documentos históricos começando por aqueles que são mais procurados e/ou que se encontram em processo de deterioração mais avançados. Digitalizar esses documentos significa não somente facilitar a pesquisa como também preservar o uso freqüente que também contribui para o prejuízo na sua preservação. Neste espaço o consulente encontrará as mais variadas possibilidades de acesso ao acervo da Autarquia, às informações constantes dos inventários e que podem guiar as pesquisas, e respostas para suas curiosidades sobre os temas aqui guardados, aos seus direitos cidadãos, à sua história pessoal ou à história de sua cidade.

Esse site demonstra a preocupação desse novo projeto que é o Arquivo Público e Histórico, um Arquivo que cuida da história a ser vivida pelos cidadãos do século XXI, demonstrando seu respeito para o passado e ajudando a construir a história do presente.

Assim, pretendemos, num novo tempo, real, que a história da cidade seja recebida de forma dinâmica, reflexiva, produtiva e democrática.