A A- A+

Hemeroteca

Selecione abaixo o item desejado para saber mais:

O ALPHA

Datas limite: 1901-1928.

História Administrativa: Fundado em 1878, O Alpha possuía um caráter noticioso e literário publicando artigos sobre a cidade de Rio Claro e seus costumes, anúncios comerciais, indústrias e sobre eventos sociais.

História Arquivística e Procedência: Esta documentação foi recebida em custódia originária do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno, em 1995.

Condições de Acesso e consulta: Devido ao estado precário de conservação, os originais não estão disponíveis à consulta. Para o período de 1901-1908, o Arquivo disponibiliza, para consulta local, CDs com os exemplares digitalizados.

Voltar ao topo

ECHO DO POVO

Datas limite: 1873.

História Administrativa: Fundado em janeiro de 1873, o bissemanário Echo do Povo, se caracterizou com uma folha política, noticiosa e comercial. De acordo com o artigo de sua primeira edição, tinha como “seu maior empenho cuidar dos melhoramentos materiais do município de Rio Claro.” Deixou de circular em novembro de 1873.

História Arquivística e Procedência:

Condições de Acesso e consulta: indisponível.

Voltar ao topo

O DIÁRIO DO RIO CLARO

Datas limite: 1933 – atualmente.

História Administrativa: No dia 1º de setembro de 1886, originado do bissemanário “O Tempo”, surge o “Diário de Rio Claro”, os primeiros anos do jornal foram marcados por uma atuação bastante destacada nas campanhas pela Abolição e pela República. Em 1932, devido a seu apoio movimento constitucionalista, sofreu violenta represália por parte dos simpatizantes de Getúlio Vargas, tendo praticamente todo seu valioso arquivo, já quase cinquentenário, destruído. Atualmente é um jornal com uma tiragem bastante expressiva.

História Arquivística e Procedência: O jornal foi fundado em 01/09/1886. O Arquivo possui jornais encadernados e avulsos. Os encadernados abrangem o período de 1933-1984 e foram transferidos a Autarquia sob o regime de custódia, no qual a documentação é armazenada e preservada pelo arquivo, mas ainda pertence à empresa jornalística Diário do Rio Claro. Os jornais avulsos, completos e incompletos, pertencem ao Arquivo e abrangem os anos de 1887, 1898-1899, 1901, 1921, 1894, 1897-1899, 1912-1919, 1922, 1926-1930 e 1933 até os dias atuais.

Condições de Acesso e consulta: disponível.

Voltar ao topo

CIDADE DE RIO CLARO

Datas limite: 1934 (2º Semestre) – atualmente.

História Administrativa: Fundado em 1934.

História Arquivística e Procedência: O Arquivo possui jornais encadernados e avulsos. Os encadernados abrangem o período de 1933-1990 e foram transferidos ao arquivo sob o regime de custódia, no qual a documentação é armazenada e preservada pelo arquivo, mas ainda pertence à empresa jornalística Cidade de Rio Claro. Os jornais avulsos foram adquiridos pelo Arquivo.

Condições de Acesso e consulta: disponível.

Voltar ao topo

JORNAL REGIONAL

Datas limite: 1990 – atualmente.

História Administrativa: Fundado em 22 de setembro de 1991 tem periodicidade mensal. Circulava nas cidades de Rio Claro, Santa Gertrudes, Analândia, Itirapina, Ipeúna, Corumbataí, Forrinho, Brotas, Cordeirópolis, Iracemápolis, Conchal, Santa Cruz da Conceição e São Carlos. Atualmente, sua abrangência atinge as cidades de Rio Claro, Santa Gertrudes, Analândia, Itirapina, Ipeúna, Corumbataí e Cordeirópolis. História Arquivística e Procedência: sendo um jornal publicado na cidade de Rio Claro, o Arquivo adquire os exemplares para preservação e divulgação.

Condições de Acesso e consulta: disponível.

Voltar ao topo

JORNAL DE RIO CLARO

Datas limite: 1982-2000.

História Administrativa: O jornal foi fundado em 1982 e manteve formato tablóide até 1999, quando passou a ter forma de meia página, encerrando suas atividades em 2000.

Condições de Acesso e consulta: disponível.

Voltar ao topo

A PICARETA

Datas limite: 1916-1917.

Voltar ao topo

O RIO CLARO

Datas limite: 1901-1915.

Voltar ao topo

A TRIBUNA DE RIO CLARO

Datas limite: 2000 – atualmente.

História Administrativa: Fundado em 2000, o jornal tem formato tablóide que mantém até os dias de hoje.

História Arquivística e Procedência: sendo um jornal publicado na cidade de Rio Claro, o Arquivo adquire os exemplares para preservação e divulgação.

Condições de Acesso e consulta: disponível.

Voltar ao topo

A MOCIDADE

Datas limite: 1947.

Voltar ao topo

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO

Datas limite: 2006-atualmente.

História Administrativa: Publicado a partir de 2006, o diário oficial tem distribuição gratuita sendo produzido pela diretoria Municipal de Comunicação. O Diário Oficial atua como órgão oficial de informação do município de Rio Claro publicando leis, decretos, editais e portarias. Atualmente, sua tiragem é de 1.500 exemplares.

História Arquivística e Procedência: por ser órgão oficial de publicação dos atos administrativos da administração municipal, o Diário Oficial é preservado pelo Arquivo.

Voltar ao topo

O BETA

Datas limite: Fevereiro, Março e Junho de 2007.

História Administrativa: Fundado em junho de 2006, O Beta tinha em sua primeira fase o caráter literário, publicando artigos sobre os mais diversos temas, porém enfatizando a poesia, a crônica e o conto. Em um segundo momento o mensário, distribuído gratuitamente para toda a cidade, abriu o foco para outros temas e passou a publicar, além de charges e textos opinativos, críticas a diversos assuntos relacionados aos costumes enfatizando, sobretudo, o valor e a importância da cultura para a sociedade contemporânea.

História Arquivística e Procedência: sendo um jornal publicado na cidade de Rio Claro, o Arquivo adquiriu alguns exemplares para preservação e divulgação.

Condições de Acesso e consulta: disponível.

Voltar ao topo

O JORNAL

Datas limite: 2007 a 2009.

História Arquivística e Procedência:

Voltar ao topo

CIDADE LIVRE

Site: www.tvcidadelivre.com

História Administrativa: O Jornal Cidade Livre circula duas vezes por semana, as quartas e sextas-feiras, para mais de quinze mil e-mails cadastrados e trata de temas políticos, esportivos e culturais. Fundado em março de 2010, o projeto previa a criação de uma nova maneira de informar a partir do conceito de expansão de mídias prezando pela profundidade dos temas abordados e agilidade nas informações.

Voltar ao topo

E outros…