A A- A+

Conte Sua História

Registre sua História de vida

Todas as pessoas e suas famílias são importantes. Todas as pessoas têm muitas histórias para contar e podem ajudar a constituir a história de nossa cidade. Partindo dessa premissa você pode contar sua história e ela poderá ser colocada no site do Projeto Memória Viva para todo mundo conhecer, além de compor o acervo do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.

Nesse espaço você pode registrar suas histórias no acervo do Arquivo de Rio Claro. Você poderá contar histórias sobre sua vida, suas memórias e experiências, ou registrar detalhes sobre a vida (bairro que nasceu, seu trabalho, lugares importantes da cidade, entre outros) e de pessoas importantes para você – seus familiares, amigos e pessoas de sua comunidade.

Como contar sua História

Uma boa história é bem diferente de um bom relatório. História bem contada tem clima, tensão, ritmo, revelações. Tente não contar o fato de um jeito linear, previsível e sem emoção. Coloque emoção ao seu relato.

Antes de contar a história, confirme se ela tem começo, meio e fim. Geralmente, o começo introduz o assunto; o meio desenvolve a história; e o final apresenta alguma conclusão.

Perguntas descritivas e de movimento ajudam a contar uma história, por exemplo:
Como era tal lugar? O que você fez depois que saiu de casa?
Não esqueça de incluir tags (palavras-chave) relacionadas ao relato. (ex. cartas, infância, namoro à distância, telegramas, etc).
Você poderá adicionar fotos relacionadas a sua história e/ou vídeo. Fotos deverão conter no máximo 1 Mb e sua publicação é de responsabilidade do autor.

A partir dos relatos enviados para nossa equipe, analisaremos sua História e entraremos em contato para agendar sua entrevista, ou de seu familiar ou amigo para agendar uma entrevista para o Projeto Memória Vida: arte, cultura e história.
Você também pode enviar um e-mail ou telefonar para tirar suas dúvidas.
Tel contato: 19.3522-1948 ramal 26
e-mail: memoriaviva@aphrioclaro.sp.gov.br